Ayurveda Teoria Tri-dosha ou Teoria dos Doshas
A medicina Ayurvédica é extremamente individualista, ela não trata grupos, estatísticas ou médias. A Ayurveda trata Indivíduos. Você entenderá logo abaixo.
Para a Ayurveda tudo que existe no universo é formado a partir dos 5 elementos: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Estes elementos estão presentes na constituição do ser humano, dos animais, dos alimentos, das plantas...
" O Dr.Vasant Lad, explica que todas as substâncias orgânicas e inorgânicas são derivadas apartir desses cinco elementos fundamentais. O elemento éter se relaciona com o espaço, e pode ser exemplificado como a energia nuclear, a primeira expressão da consciência. O elemento Ar é o princípio do movimento e comanda os movimentos sensoriais e de movimento ou motores. O elemento Água é um líquido considerado como solvente universal e no corpo humano pode ser encontrado no plasma, nos líquidos intra-celulares, nos fluidos da coluna - medula óssea , nas secreções glandulares e secreções das mucosas gástricas, no suor e na urina. A Terra é o elemento que representa os minerais e as estruturas maciças do corpo. O Fogo é o agni, energia radiante, que se manifesta atravéz do calor corporal, das enzimas digestivas, dos aminoácidos e de todas as atividades metabólicas do organismo." (trecho extraído de: sala de ayurveda)
Cada ‘Ser’ tem uma constituição única, e carrega proporções diferentes de cada elemento. Essas proporções elementais que carregamos é o que indica a qual dosha cada pessoa pertence. É isso que faz de cada pessoa um ser único, sim, um individuo.
Dosha, em sânscrito, significa Força. Logo, Dosha é a força invisível cujos efeitos são visíveis. Pode ser chamado também de os três humores. Os três Doshas são conhecidos como: Vata, Pitta e Kapha.
É assim que podemos explicar o funcionamento do corpo e da mente humana na medicina Ayurvédica.
Cada dosha tem uma maneira diferente de manifestar-se, e possui atributos e qualidades especificas. São essas características de cada dosha que vai definir a personalidade, o metabolismo, a estrutura física e psíquica e toda a relação que a pessoa tem com o mundo externo.
Para um melhor entendimento, podemos assimilar o dosha com o DNA. É algo que nascemos com ele e não podemos mudar ao longo da vida. O dosha é nosso DNA energético.
Os três doshas existem em todas as pessoas, porém, em proporções diferentes. O de maior proporção é considerado o Dosha principal.
O desequilíbrio dos doshas abrem portas para doenças, físicas e emocionais, disfunções metabólicas, perturbações do sono, alteração do apetite, de peso, etc.
Namastê!
Joyce Ujlaki