Quando falamos em tratamento ayurvédico, a primeira coisa que vem a mente é uma massagem com muito óleo, mais óleo do que normalmente é utilizada em qualquer outra técnica de massagem. O conceito da Abhyanga é exatamente este, untar, olear, espalhar óleo.
A Abhyanga é a massagem mais utilizada nos tratamentos ayurvédicos, sendo base para todos os outros tratamentos, é realizada quase sempre, antes dos outros procedimentos.
A massagem Abhyanga é realizada com óleo morno, que é definido de acordo com o dosha do paciente, assim como o tempo, a pressão, o ritmo e as manobras. Com o toque das mãos durante as manobras, todos os pontos Marmas são tocados e estimulados, agindo assim, para eliminação das toxinas e energias ali acumuladas. O óleo é absorvido através da pele, nutrindo a pele e os tecidos internos.
A massagem inicia-se nos pés, com movimentos ascendentes, o que estimula a circulação, levando as toxinas para o trato gastrointestinal, para serem eliminadas.
Contra indicação: A massagem Abhyanga pode ser recebida por qualquer pessoa. Porém, em alguns casos específicos, a pessoa deve evitar para que não seja agravado. Atente-se para as contra indicações:
- Durante o período Menstrual
- Logo após as refeições
- Febre * na ayurveda a febre é AMA (toxina) não digerida, e como dissemos anteriormente a massagem ayurvédica movimenta as toxinas por todo o organismo, para depois remove-las, podendo então, no caso da febre, podendo agravar o quadro.
- Excesso de Ama (toxinas) * Quando a pessoa está com excesso de toxinas no organismo, pode haver uma dificuldade de eliminação nas mesmas, causando um grande desconforto para o paciente caso se submeta a massagem. O ideal é que seja realizada uma desintoxicação através de ingestão de ervas indicadas para eliminar o excesso e assim depois dar continuidade ao processo de desintoxicação através da massagem.
- Diarréia.
* (Imagens retiradas de Sala de Ayurveda)
Namastê!